Páginas

Seguidores

Matheus tem...

Guia Infantil

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BLOGAGEM COLETIVA:"Ética na Blogesfera".



O que vc faz quando recebe comentários anônimos no seu blog?E quando você entra no blog de alguém e vê que a pessoa te copiou o post,ou até o seu jeito de escrever?Ou quando uma amiga blogueira é vitima de comentários anônimos?
Geralmente quando recebemos aquelas visitinhas anônimas que vem e deixam aqueles comentários desagradáveis,é que corremos atrás de nossos direitos.
São raros  os casos,que se descobre quem é a pessoa que assina por anônimo.
Muitas pessoas acham que blog é diversão,brincadeira... Mas NÃO!Ter um blog é coisa séria.Eu vivo fuxicando e pesquisando muitas coisas pela internet.Mas,ir atrás de direitos e leis para proteger o meu blog,confesso que nunca tinha pesquisado.Talvez porque nunca tinha pensado na proporção que é ter um blog, de ter milhares de pessoas acessando.E também pelo fato disso nunca ter acontecido comigo.
Mas,já fui vitima de ter gente copiando  o meu jeito de escrever.E olha que eu não escrevo bem e não sou lá um exemplo de boa expressão.
Quando eu vi  fiquei “P” da vida!!Com vontade de sair gritando aos 4 ventos para falar quem era.Mas daí, ia acabar que eu ia me queimar e a criatura que pinta de boazinha ia ficar lá de boa,rindo da minha cara.
Agora que essa blogagem foi proposta,me obriguei a sentar aqui e tirar umas horinhas para estudar sobre o assunto.Gente tem muita coisa que eu não sabia...e é importante que a gente poste isso sim,para que as “criaturas” que vem comentar sem nome nos blogs veja que a gente tá aqui em alerta pronta para procurar os nossos direitos.
Fora que é uma falta de respeito entrar no blog alheio e fazer péssimos comentários só para chatear,ou humilhar a pessoa.E claro que irrita também,né?!
Aí Sr(a)ANÔNIMO ESSA É PRA VOCÊ:
Se você entrou num blog,leu um post e não gostou,não esculhambe com a pessoa,simplesmente saía e  feche a janela,mas não seja inconveniente de ficar fazendo comentários pesados ou até mesmo ofensivos a pessoa dona do blog.
Quem tem blog,sabe que nesse mundo virtual estamos expostos a todos os perigos.Mas o que a gente quer mesmo é poder escrever em PAZ,dividir com a nossa família,amigos,fazer um diário de recordação para nossos filhos,para quando eles crescerem possam vir aqui e ver como era sua vida e não ler e recordar das visitas má vindas que veio nos ofender em momentos o qual a gente queria mesmo era receber um comentário amigo,dando dicas,apoiando,e não palavras agressivas.
E não é que achei dicas bem interessantes pesquisando sobre isso?!

Fonte:Blogosfera Legalizada


O Direito Autoral é o reconhecimento naturalmente concedido a uma obra original de caráter intelectual ou artístico de paternidade ao seu criador.
Toda obra é passível de proteção dos direitos autorais no momento em que é criada e fixada em uma forma tangível.
A proteção para qualquer direito autoral está intrinsecamente ligado á obra.
A proteção consiste em reconhecer-se a autoria. Todavia, pode ser requerido o registro ante os órgãos competentes, que em nosso País são os escritórios de registro de Direitos Autorais da Escola Nacional de Belas Artes e da Biblioteca Nacional, ambos sediados no Rio de Janeiro.
O Direito Autoral nasce desde o momento em que o obra é criada.
Este direitos abrangem as mais variadas áreas da criação intelectual e expressão artística do homem, como: literatura, poesia, música, teatro, escultura, pintura, desenho, arquitetura, fotografia,inclusive obras de desenho (layout de site virtual).
A Lei n.º 9.610/98 protege também a seleção, organização ou disposição do conteúdo de um website ou Blog (site-mídia), ou seja, o autor pode registrar o conteúdo do seu site ou blog.

Os Direitos Autorais é direito personalíssimo, exclusivo do autor também protegido Constitucionalmente no art. 5. º, XXVII,CF/88.
A publicação de uma obra não é necessária para proteção por direitos autorais da mesma.
A simples exibição de uma obra não faz em si mesma que se constitua em publicação.
Geralmente, a publicação acontece na data na qual são feitas as primeiras cópias da obra para o público.
1. Proteger o conteúdo através de uma licença:
Colocar de forma visivel uma advertência sobre as restrições ou permissões para a divulgação do seu trabalho publicado em seu blog/site é uma boa indicação, e deve ser colocada nas cópias de uma obra , ou no conteúdo de blog (artigos ou layouts) para informar ao público sobre a propriedade protegida pela lei dos direitos.
É importante que você escolha o tipo de licença sob a qual o conteúdo está protegido.
licença é a regra que você informa ao leitor quanto á proibição de veicular, permissão de reprodução mediante autorização prévia ou ainda liberar a distribuição livremente. O uso de uma licença, ajuda e facilita bastante em casos de infrações cometidas, pois você terá como mostrar que notificou/informou seus leitores que suas obras estão protegidas por direitos autorais, e quais são as restrições ou permissões de uso.
O uso dessa advertência é opcional, porém recomendada.
Creative Commons , oferece uma série de licenças que regulam a distribuição de material online, garantindo a proteção autoral, através do crédito (atribuição) ao autor. Esta licença é a mais usada pelos blogueiros.
Mas se você preferir, poderá criar sua própria licença, regulamentando os termos de uso, divulgação e distribuição de seus conteúdo.
Caso opte pela criação de sua própria licença, crie uma postagem definindo todas as regras, informando se seu conteúdo tem permissão ou proibição (parcial ou total) de ser distribuído, veiculado e divulgado.
Divulgue o link da postagem da sua licença de forma visível.
Ou se preferir, informe apenas com um texto ao final de todos os seus artigos, um texto como por exemplo:
"A reprodução do contéudo deste blog é proibida de acordo com a lei 9.610/98"
"É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste blog."
Se quiser se aprofundar mais sobre licenças, veja os artigos sobre Tipos de Licenças.
2. Registrar sua obra, site ou blog:
registro de uma obra não é obrigatório, e a falta de registro da mesma, não significa que o autor não tenha seu direito protegido e garantido legalmente.
("Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro".- Lei 9610/98)
LDA, define sanções e estão configuradas textualmente na lei com o intuito de aplicar-se também aos delitos online (plágio de textos, artigos, layout de site ou blog).
[ Vide Título VII, da Lei 9610/98: Das Sanções às Violações dos Direitos Autorais ]
Cabe salientar, que uma vez confirmado o ato ilícito, o contrafator pode ser submetido à punição legal.
Vale lembrar ainda que ao "Plagiador" além de encontrar punição com base noCódigo Penal, com penas que podem chegar a 4 anos de reclusão, por violação ao direito autoral, também pode ser imputado o crime de falsidade ideológica.

Registrar seu blog, na forma da lei, para proteger suas obras de autoria originais, incluindo obras literárias, dramáticas, musicais, e artísticas, como: poesia, romances, filmes, canções, personagens, software de computador, arquitetura, música, teatro, escultura, pintura, desenho, fotografia,obras de desenho (site virtual), não é um procedimento dispendioso e lhe confere amplas garantias, em casos em que se deseja mover um processo por infração cometida contra uma obra original.
Quando uma obra é registrada, facilita o requerimento de indenização por infração cometida, nos casos de danos causados ao seu autor, ou seja, o autor poderá pleitear na justiça, uma valoração pelo dano causado por parte do infrator,inclusive em casos de infração online.
 Quem quiser pesquisar mais sobre as leis na blogesfera dá uma passadinha lá no site:
 Esse tema foi proposto pela Mari Hart e o selo da blogagem foi criado pela Mamãe Mochileira.
#PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESSA BLOGAGEM!



18 comentários:

✿ chica disse...

Boas dicas, pra ler e guardar! E ética temos que ter em tudo na vida, por que não nos blogs?


Linda semana,beijos,chica

Um espaço pra chamar de meu disse...

fez a lição de casa,hein,migaaaa???Eu fiquei tão cansada por conta do RIR que ainda ñ consegui escrever,adorei suas dicas e não precisamos esperar ser atacadas para agir né???Grande bj!!!!Boa semana!!!

Desconstruindo a Mãe disse...

Daiane, vou te dizer, acho que esse foi o teu post que mais gostei!

Aprendi muito com ele e sempre vou voltar a ler, porque tem dicas ótimas!

Beijoca,
Ingrid

selma pereira disse...

Oi Dany...nossa quanta dica legal sobre o assunto. Também acho demais alguém copiar o que a outra pessoa escreve como se fosse dela. E anônimos então que vão e criticam o post, e isso não de forma construtiva e sim pejortativa, para contrariar mesmo. é demais a falta de respeito mesmo.

Adorei o post e as dicas, parabéns.

Bjs.
Selma

Geninha disse...

Oi, atendendo um pedido da deusa, estou participando. Logo volto para te ler.

Bjs!

Marcela lusia disse...

É ISSO MESMO AMIGA,JÁ ESTOU CANSADA COM ESSA FALTA DE ÉTICA!!
A INTERNET NÃO É CASA DE MÃE JOANA!!!
BEIJOS

Alê disse...

Oi Danny, que saudade! Vc viu? Minha vida anda uma correria só... Mas vim aqui rapidinho agradecer o carinho de sempre. bjos grandes!


- Futura mãmã !
disse...

Oi..e isso mesmo boas dicas..e respeito cima de tudo..

me visite! Futura mama

Muito Criança disse...

Uau.....
Sabe que sou muito deslidada disso.
Nunca percebi se alguem me copiou, como consegue saber disso???
Nem me ligo.
E nunca recebi um comentário anônimo no meu blog, sabia?
Acho que meus post não são polêmicos, pois gosto só de falar da minha linda.
Nada muito pessoal, eu não gosto sabia?
Já para evitar esse tipo de gente.
Eu fico muito triste, pois a gente conta coisas nossas pra desabafar...
Foi bom ver seu post hoje, vou ficar mais esperta.
Bjs

Geninha disse...

Voltei para te ler com mais tempo.
Gostei muito sobre o que escreveu e de todo esclarecimento que nos trouxe. E até acabei lembrando de um fato: logo no inicio do meu blog, postei sobre móveis vintages e tive a visita de uma blogueira muito popular. Ela foi em seu blog no mesmo dia e fez um post similar e escreveu " me permitindo ser egoísta". Eu entrei no blog, comentei e perguntei pq ela dizia ser egoísta? Ela respondeu que sempre pensava no leitor ao criar suas postagens, mas no entanto, aquela postagem era exclusiva para ela mesma, que apreciava os móveis. Fiquei duplamente chateada: primeiro pq a minha postagem serviu de inspiração pra ela, e ela não citou. Segundo pq de alguma forma o que ela queria dizer, que eu era egoísta? Foi algo que não entendi, mas me ofendeu. Me lembrei disso agora pelo que vc falou, tem muitas blogueiras que se fazem de coitadas e tudo o mais e nem adianta a gente falar nada, porque no final das contas a gente ainda fica com cara de pastel... Ainda saímos mal da história.

Bjs!

Danny disse...

Também nunca fui vítima desses anônimos e espero nunca ser, mas acho um absurdo pessoas gastarem tanto tempo para ofender pessoas e também para copiar textos e fotos e fazer maldade, esse mundo tá perdido.
Gostei da postagem!
Bjs!

Angi disse...

muito bom post,amiga!
a gente escreve,escreve,escreve e tem gente que não entende, não entende, não entende!
me entendeu?rs
beijos gatona

vanice disse...

Gostei Goessling!!
Dá pra sentir a indignação em suas palavras; E é assim que tem que ser.
Bjos amiga!1

Chris Ferreira disse...

Oi,
Falou tudo!
Obrigada pela visita lá no meu blog. Tomara que os livros cheguem logo!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Prazer... disse...

Boaaa dica...

Queria te perguntar 'in off' sobre algo que aconteceu comigo via blog, exposição é o assunto. Sabe se tem como mandar msg, ou restrito por aqui. Tô te seguindo e adoro seu blog. Segue o meu tb.. bjo Juliana Maria.

Mãe Mochileira,Filho Malinha disse...

Valewww amiga!! Arrasou na postagem!!Mega completona,super util!!!E falou e disse: blog é coisa seria,levamos a serio isso aqui,é o nosso espaço,das nossas familias e amigos...
Adorei a postagem,beijos e uma otima semana!!!
:-D

Ana disse...

Ótimas dicas.
Ainda não tive o desprazer de receber esse tipo de comentários covardes, mas já briguei muito por aí no blogs das amigas. Eu discordo de muita coisa que leio por aí. Assim como é normal as pessoas não gostarem do que escrevo. Mas educação e caráter é fundamental. Já deixei de seguir alguns blogs por discordar da atitude de quem escreve. Não fiz alarde, não deixei recadinhos. Apenas unfollow. Simples né? Mas gentinha acha o máximo deixar recados mal educados escondidos. Cada um se diverte com aquilo que tem né? Fazer o quê?
Beijos!

Chris Ferreira disse...

Oi,
Euzinha de novo! Legal que você curtiu nossa brincadeira. Sofia disse que você pode participar sim!
Meu sogro está melhor, graças a Deus! Ainda no hospital mas não mais na UTI!
Obrigada pela preocupação.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/