Páginas

Seguidores

Matheus tem...

Guia Infantil

terça-feira, 14 de junho de 2011

Campanha Nacional de Vacinação: Poliomielite e Sarampo

A campanha contra pólio será realizada em duas etapas, dias 18 de junho e 13 de agosto de 2011.
Quem deve tomar as duas gotinhas?
Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.
A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.
É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.
Histórico

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Vacinação contra o Sarampo
Em 2011, a campanha de vacinação contra a poliomielite terá uma novidade. No início da primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, municípios de oitos estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Nos municípios desses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes.
Municípios das demais unidades da federação vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo no dia 13 de agosto (começo da segunda etapa de vacinação contra a pólio).
Esta vacinação contra o sarampo é chamada “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus do sarampo.
Histórico
A última “campanha de seguimento” ocorreu em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia de gripe H1N1; nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a influenza pandêmica.
Planejada para 2011, a “campanha de seguimento” do sarampo aconteceria, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil, dia 13 de agosto. Porém, um surto de sarampo na Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, sendo 5 mil somente na França, fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias.
Com a proximidade das férias de meio de ano, foram levados em conta três critérios para identificar os estados onde a “campanha de seguimento” contra o sarampo será antecipada nos estados com: maior fluxo turístico; densidade populacional, dificultando operações efetivas de bloqueio vacinal, em caso de surtos; e em localidades com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos.
Assim foram identificados os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.
Veja no quadro abaixo as vacinas que as crianças devem tomar, de acordo com a idade, a data da campanha de vacinação e o estado onde vivem:



 TABELA COM AS DATAS PARA VACINAR SEU FILHO:
Campanhas Nacionais
Datas
Público
UF
1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
18 de junho (Dia de Mobilização) a 22 de julho
Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Todos os estados e municípios
1ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo
Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias)
Todos os municípios de: AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS, SP
2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite
13 de agosto (Dia de Mobilização) a 16 de setembro
Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
Todos os estados e municípios
2ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo
Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias)
Todos os municípios de: AC, AM, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RN, RO, RR, SE, SC, TO e DF



*Essa tabela pode ser impressa por você mamãe e papai para que não esqueça de fazer a 2ªdose no seu filho.
1. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas?
Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas.
2. As vacinas têm contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças e/ou tratamentos que afetem o sistema imunológico) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.
3. Onde vacinar as crianças?
Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento.
4. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.
5. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
LEMBRETE:Não esqueça de levar a caderneta da vacinação tá?!
Esse post é um lembrete para as mamães dos pequenos que ainda tomam gotinhas e para os maiorzinhos como o Matheus,que vai ter que fazer a vacina do Sarampo.
*Fonte de pesquisa:http://www.blogdasaude.com.br



16 comentários:

vanice disse...

Eita que tu é diva mesmo hein?!! Tabelinha ,tudo explicadinho...Amei!!
Menino thalles fez um trabalho da escola semana passada sobre esse tema,menino tá craque,rsrs.
Então sábado temos um compromisso muito importante com a saúde e bem estar dos nossos pequenos.
bjão amiga e cheirinho na pequena.
ps: Nao esquece que tem post novo lá no bloguinho.rsrs.

chica disse...

Vacinas são importantes,né? Sempre!beijos,chica

Danny disse...

É a primeira vez que a Nathalia não vai participar da campanha de vacinação, rs, que estranho, realmente meu bebê tá crescendo, a de sarampo ela ainda toma, mas a pólio já é fase vencida.
Muito bom o post, super bem explicado!

Débora disse...

Oi Dai!
Nossa! VAcinação é importantissimo! É um dever dos pais dar esse presente, essa prec iosidade aos pequenos, levarão para toda vida!
Bjão

Miguel...Presente de Deus disse...

Yuhuuuu arrasou hem amiga, tudo explicadinho. rs

Bjoka

Carla e Miguel

Vivian disse...

Ótima informação, estava procurando a tabela mesmo...
Bjos!

Kcau disse...

Amiga pheena e cultural é bom d+ pra o meu coração!!! Já divulguei o nosso compromisso.
Bjocas

Angi disse...

ADOREI!
Flor,desculpa a demora, mas vamos marcar sim um encontro das mamães blogueiras de porto alegre, e região, sou tri parceira!!!!
BEIJÃOOO
BOA NOITEEE!

Paty Fortunato disse...

Ótimo post amiga, é sempre bom lembrar.

Beijocas!

Mãe Vaidosa disse...

Adorei a matéria !!!
Parabéns pelo blog, eu sigo e acompanho todos os dias.

Estou te aguardando no meu blog.

bjks

Adriana disse...

Oi flor!
A da pólio a Giulia vai tomar, com certeza, agora a do sarampo não vai mesmo!!!! ela tomará a tríplice quando fizer 4 anos e não vou dar uma agora sem real necessidade. Minha opinião, compartilhada com a do pediatra!!

bj

Ana disse...

Ai amiga,muito bem lembrado!!Super importante esse calendario de vacina!!!Saudade de bater papo com tu..to providenciado o tim e ai a gente vai fofocar moooitooo..hahahaah!
beijao,otima quinta p vc e para o meu sobrinho fofo!!
:-D

Ana disse...

O meu só sarampo tb. Rs
Obrigada pela informação.
Não sabia essa do sarampo.
Beijos!

Kariny - Mamãe Cristã disse...

oi flor, obrigada pelas informações. eu nem sabia que vai ter campanha do sarampo também... beijosss, e obrigada pelo carinho de sempre lá no blog. tenho pedido mto pra Deus me usar, essas visitas tem me feito muito bem. o mais legal - olha como Deus é tremendo - é que eu tinha esse desejo de fazer visitas, mas lá em Imbituba não tinha nenhum grupo de visitas na Igreja. e aqui elas tinham o grupo mas estavam orando por mais gente, pois nem todas podem ir todos os dias e a Bíblia fala que deve-se andar de 2 em 2... e eu vim pra cá e fechou certinho de fazerr essas visitas nas quartas com mais uma irmã. que benção né!? beijos

Misturação - Ana Karla disse...

Muito importante o post.
Informações que mamães e papais devem estar por dentro e seguir bem direitinho.
Xerocas

Geovana Centeno disse...

oi lindona, otimo post, parabens, saudades de voc~es...beijocas!