Páginas

Seguidores

Matheus tem...

Guia Infantil

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Mala da Fantasia-Escola EMEI Gente Miúda-Montenegro/RS (PARTE II)

Oiiii..demorei mas voltei!
É ontem,de novo veio a mala da fantasia aqui pra casa,lá da escola do Matheus.Só que dessa vez veio a outra mala...e uma maletinha junto.
Dentro da maleta do folclore veio a mascote(a cobrinha MEG).
A Meg foi escolhida por ter sido criada com materiais de sucata,que iriam para o lixo,e transformando com criatividade todo este material virou nossa companheira,amiga de todas as horas,que junto com o "bastão da palavra"(que também é de sucata),nos ajudam a organizar melhor nossas manhãs e tardes.
Agora,estes amigos vão sair da sala de aula,e vão até a casa de cada aluno do JARDIM A,para ajudar a organizar o trabalho ou tema de casa com a família toda.
Cada atividade será referente ao FOLCLORE,pois é o que estaremos estudando até o final do ano,com mais enfoque na arte de criar brinquedos e de brincar:
De roda cantada,de sapata(amarelinha),bilboque,cinco marias,bolita,enfim,tudo aquilo que era bom de fazer e esta sendo esquecido por falta de tempo.Então vamos brincar com nossos filhos?
Dessa vez quem fez o tema de casa com o pequeno foi o papai.Nos foi proposto fazer uma PIPA.E é ele agora que vai falar sobre a experiência que tivemos pela segunda visita da mala da fantasia.
Com a palavra...Papai Diego:
Bom,vamos tentar sintetizar a estadia da "mala da fantasia"aqui em casa.Creio que como todos os coleguinhas com o Matheus não foi diferente.Desde a hora em que saiu da escola com a maleta não queria mais largar e veio pela rua com a mala na mão.Chegou em casa e foi logo brincar com a "Meg",que ele adorou.
A Mala da Fantasia,O arquivo do folclore,a Meg e sua casa,A Pipa que o papai fez e Matheus com a Meg e a Pipa.
Gostariamos de registrar a nossa felicidade em receber estes brinquedos confeccionados com materiais reciclados e com isso resgatar o nosso folclore junto aos pequenos.Mas retornamos ao Matheus:Ele adorou a Meg,principalmente pela articulação do corpo dela,e ele disse que dentro da sua casa(a caixa que acompanha a Meg)tem uma Tv e que ela fica lá assistindo.
Nosso pequeno vibrou muito quando dizemos a ele que a "Meg"ficaria mais um dia aqui em casa,pois não tinhamos materiais em casa para confeccionar uma "PIPA".Aliás,eu(o papai)ainda não tinha confeccionada uma pipa,mas gostariamos muito de participar,então reunimos vários materiais:papéis coloridos,fitas,cola,etc...
Mas aí chegamos num impasse:Como construir uma pipa se não tinhamos varetas,papel de seda entre outros.Mas daí lmebramos que tinhamos um material precioso:a "criatividade".
Sim e foi assim que construimos a "nossa"pipa,uma pipa"cenográfica",diriamos,mas que fez muito sucesso por aqui,sendo que o Matheus nem queria levar a pipa para a escola.E também deu muito trabalho a confecção da mesma,mas contamos com a participação do papai que é do ramos das artes,sim,meu papai é formado em teatro e adora "pintar e bordar".
Agora enquanto registramos aqui,o pequeno está brincando com seus amigos da mala da Fantasia.Voltamos a falar da importância deste brilhante projeto,pois ao mesmo tempo em que os pequenos conhecem e aprendem sobre nosso folclore e tradições,nós(os papais)ficamos sabendo e conhecendo um pouco mais sobre as aventuras dos"outros"pequeninos,através do relato dos papais.
Resumindo:O dia com a Meg foi divertido,proveitoso e produtivo,e como resultado deste processo,anexamos  mais uma das produções do nosso pequeno"artista",onde retrata a"Meg",um arco-íris e a saída da casa da Meg.Esperamos anciosos o retorno da Mala da fantasia na nossa casa!


Matheus desenhou a Meg,o arco-íris,e a saída da casa da Meg.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Danny!!!
Que delícia de projeto é esse hein! Nossa, eu adorei essa idéia! Dá pra ver na carinha do Matheus o tamanho da empolgação :)
E o papai tah de parabéns tb por ser tão participativo!
Que legal :)

Pois é, amiga, seria muito bacana reunir as amigas blogueiras! Quem sabe não rola mesmo neh?!

Eu moro em Sâo Francisco de Paula, bem pertinho de Canela/Gramado. Conhece? Eu ainda não conheço sua cidade, só passei por perto... Mas fiquei feliz em saber que vc mora por aqui :)

Super beijo
E uma ótima quarta pra vcs :)
Ju

Si disse...

Oi amiga... que projeto ma-ra-vi-lho-so!.... adorei a ideia do folclore e da mala ir visitar as crianças em casa... super criativo! e PARABENS ao papai que além de criar uma pipa tão linda com o Má.. ainda deu o depoimento no blog.... Amiga, vc é muito abençoada por Deus, por ter uma familia tão extraordinária.... bjsss

chica disse...

Como são importantes esses projetos e atividades.Valeu muito pra todos por aí, nÃO? eLE FELIZ, PARTICIPOU BEM LEGAL!BEIJOS,TUDO DE BOM,CHICA

Danny disse...

Oi flor, ficou show a pipa hein.
Obrigada por sua dica lá no blog. Bjs!

Unknown disse...

Danny!

Muito legal a proposta da escola! Nossa, adorei!
Super criativo e dá pra ver a carinha de feliz do Matheus..Demais!

Beijosssssssssss
Pri e Bia

Chris Ferreira disse...

Oi Danny,
muito bom saber que o nosso filho está em uma escola quem tem proposta bem legal e diferenciada, né? Olha a carinha de felicidade dele!
Lindo
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/