Páginas

Seguidores

Matheus tem...

Guia Infantil

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O perigo está dentro da nossa casa: no Cartoon Network.

Depois daquele post que o papai escreveu AQUI...e com o desespero que eu estava em descobrir de onde é que o nosso pequeno menino,criado com tantos cuidados,vinha falando coisas de gente grande(de namorar e tal)...descobri numa bela manhã de terça-feira,a fonte das coisas que estavam saindo da boca do Matheus.
Eram mais ou menos 10 horas e alguns minutos.
O Matheus acorda e sempre vem pra minha cama,me dar Bom dia...e quando está afim já vai direto pra sala ligar a tv para assistir desenhos.
Daí falei para ele...vai indo então filho,que eu vou me espreguiçar e já vou levantar para fazer o teu mamazinho gelado.
O volume estava alto da tv...logo ouvi o diálogo entre os personagens do desenho:
"Chega um momento na vida da gente que a gente só pensa nelas...em beijar elas em namorá-las.As meninas fazem a gente pirar...elas invadem os nossos pensamentos."
Aí minhas amigas...eu não levantei..eu dei um PULO da cama!
Opa!Peraí...que desenho é esse?Fui lá na sala conferir...era no Cartoon Network.
Logo já fui explicando para o Matheus que ele não ia ver mais...e que era dali,que ele estava aprendendo coisas que não estavam na hora ainda dele aprender.
Tudo na vida da gente tem seu tempo filho,e também a sua hora.
Tu tem apenas 6 anos.E eu quero que tu viva as coisas,sem ficar pulando etapas.
Não sei se ele me entendeu,mas eu já fui no controle para ver o nome do desenho para não assistir mais.
Era no quadro Summer(verão Cartoon) e o desenho era o Billy e Mandy.
Vou deixar aqui a imagem para que vocês mamãe e papai possam identificar,que foi nesse desenho que vi um palavriado de gente grande em plena luz do dia.
Daí,que depois desse desenho,tinha um outro desenho que o Matheus sempre reservava para ver...
Sentei e assisti...era o tal de aventuras de Eliot.
Logo o desenho já começou falando de namoro...
Nem precisei ver mais nada,que já concluí que quase todos os desenhos que passam no Cartoon são impróprios para o Matheus.
E acho que para os filhos de muita gente,que não quer que os filhos antecipem as fases da vida bem antes do tempo né?!
O pior não é só falarem de namoro...e sim ensinar a ficar chamando as pessoas de idiota,maluca,doidinha...
O Matheus não sabe o que quer dizer maluca,nem doidinha...mas hoje quando ele veio me dar bom dia,disse que me amava que eu era lindinha,bonitinha,doidinha e maluquinha.
Perguntei a ele se ele sabia o que isso significava.E ele prontamente disse que não sabia o que era...e eu expliquei e pedi para ele não ficar chamando as pessoas de coisas que ele ainda não sabe o que é.
Putz!A gente gasta dinheiro para investir numa programação melhor de tv para a nossa família e o que acontece?
Acaba conseguindo é problema.Isso sim!
Porque antes que a gente não tinha tv a cabo nada disso ele falava...agora,eu tenho que ficar(trocando e escolhendo a dedo o que dá para assistir).É mole?
E o fato é que tenho filho MENINO.E no Cartoon passa muitos desenhos de Super heróis,que não passam em outros canais.
Daí,que estou privando meu filho sim!
De ver esses desenhos para que ele não fique com sua cabecinha e pensamentos confusos.
Já basta a escola que ele vai aprender bastante coisa que não presta...(me refiro com os coleguinhas)...que cada um vem de uma cultura e criação diferente.
Agora ter que ficar fiscalizando de minuto e minuto a tv a cabo já é demais né?!
Mas faz parte....temos é que ficar de olho!
Engraçado que ele via esses desenhos nos momentos em que estou na cozinha,ou na area de serviço fazendo as tarefas de casa...e eu não tinha prestado a atenção.
Enquanto ao pessoal do Cartoon Network deixo um recado:
De toda a programação de vocês tem coisas que dá ainda para ver...
Mas seria interessante,que durante o dia vocês dessem uma filtrada nos desenhos que falam em coisas mais pesadas e colocassem coisas mais saudáveis para os nosso filhos verem.
Pelo menos essa é a minha visão.
O cine cartoon por exemplo...passa filmes muito legais.
Esses dias passou Snoopy.Foi tão legal...
O Matheus ainda não conhecia..
Desenho saudável,sem malicia...sabe.
Se quiserem me procurar pra gente trocar algumas idéias,ficarei bem contente.
Enquanto vocês papai e mamãe:
Muito cuidado com o que seus filhos estão assistindo.
O perigo está dentro de nossos lares...dentro daquela caixinha...que chamamos de TV!






20 comentários:

Ana disse...

Amiga aqui em casa não deixo o Lucas assistir o Cartoon. Conheço bem esse canal pq já assistir muito e ainda vejo quando ele já dormiu. Adoro alguns desenho, me divirto. Mas não é para idade dele. Aliás muito desenhos nele são para adultos ou adolescentes. Então prefiro nem mostrar esse canal ainda pq não rola aqui ficar fiscalizando o dia todo. Lucas já aprendeu palavras que não gosto e sabe de qual desenho? O velho Pica-Pau... Só sei uma coisa, não é mole não! Ô luta dificil essa de educar!
Beijos!

Anônimo disse...

Amiga, aqui em casa também temos essa opinião. Pagamos caro para submeter nossos filhos a isso. E não é só no Catoon, na Nick e demais também é assim. Agora aqui em casa só Diskoveri e olhe lá.

Bejocas e fiquemos atentas!

Unknown disse...

Muito raramente deixo minhas filhas assistirem TV. A tv delas, que fica no quarto, nem antena tem,serve só para o DVD e no DVD só filmes selecionados. Vez por outra mesmo os filmes infantis trazem à tona temas polêmicos, mas as crianças vão assimilando conforme desenvolvem sua percepção.
Um exemplo: no filme do Rei Leão, tem a cena da morte do pai do Simba. Quando elas eram menores, percebiam a tristeza da cena pela música e pelo desespero do leãozinho, mas ficavam em silêncio absoluto nesse momento. Mais tarde começaram a perceber que o leão havia se machucado e ficavam aflitas, às vezes até choravam. Agora elas sabem que o leão morreu e que o leãozinho não vai mais ver o seu pai, embora ainda não entendam o conceito de morte.
Acho importante, muito mais do que proibir que assistam isso ou aquilo (que els podem ainda assistir na casa de um amiguinho, ou mesmo ouvir os relatos dos colegas) é estar sempre junto e quando surgir um assunto estranho ou polêmico estarmos de prontidão para dar explicações, como dizer que na tv também aparecem coisas erradas.

Bjs

Karina disse...

Não deixo meu maior assistir quando eu tinha tv acabo eu bloqueava, desculpe quem gosta mas os desenhos são de péssimo gosto e só ensina o que não presta. Muito legal teu blog, Parabéns

Miguel...Presente de Deus disse...

Esse Billy e Mandy, Miguel também assistia mas não deixei mais porque tem algumas coisas que o personagem Billy faz que acho nojento e perigoso, mas a parte de namoro nunca tinha percebido.
Concordo com vc, nós pagamos bem caro para darmos uma programação decente para nossos filhos,o pessoal do Cartoon tem que ver que a programação é infantil,se querem passar esse tipo de coisa que passem tarde ou melhor que não passem,afinal tem crianças que dormem tarde,que é o caso do meu filho. E se estou pagando eu quero ver o melhor pra ele.

Espero sinceramente que esse post faça com que eles se toquem do erro que estão cometendo.

Bjokas

Carla e Miguel

Chris Ferreira disse...

Oi,
tens toda a razão. Também acho que o Cartoon deixa muito a desejar quanto ao conteúdo.
Vou verificar o meu e-mail!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Nanci disse...

Mas amiga, vc não sabia? Cartoon Network é um canal de desenhos pra adolescentes e adultos. Matheus nao tem idade pra ver CN. Raramente tem um desenho infantil. Canal de criança é Discovery Kids e Nick Jr (que tem horario na Nick, não é o tempo todo). Billy e Mandy é um desenho super funesto, onde as crianças enganam a morte (no caso representado pelo Ceifador, com a foice, no desenho o chamam de Puro Osso) e a fazem de escrava.A gente tem que estar ligado, assistir junto, ver os lançamentos. Se deixar sozinho eles veem qq coisa que tenha ação, cor e musica. Muda o canal e vai ter seu menino meigo de volta. bjs. dica, se for sky coloca senha para censurar os canais que vc não quer que ele veja. Aqui funciona super bem. bjs de novo.

chica disse...

O Cartoon não é pra ele.Nem Neno eu deixo assistir...
Temos que estar de olho vivo!!1 beijos,´raianos,chica

Sérgio Augusto Sant'Anna disse...

Dai,

O post ficou ótimo. Tu escreveu um ótimo alerta e que bom que tu se deu conta dos desenhos, né? Aqui em casa só DKids ou Cultura mesmo, eu nem conhecia o Cartoon...pelo que as meninas comentaram o canal é mais para adolescente, talvez por isso o tipo de assunto.
Mas tu faz um ótimo trabalho, tá sempre antenada e se deu conta da programação...e conversando junto com ele é melhor ainda!
Beijão para vocês,
Pri e Bia

Marcia Pergameni disse...

Flor quando estava gravida da Cecília eu via sempre Billy e Mendy. Adorava. Mas qdo nasceu parei. era muita meleca pra pouca TV!!! Fora os desenhos de super heróis que não agradam nem um pouco nossos olhos. E qdo o controle para lá sem querer eu rapidamente tiro porque não sei como e onde também a cecília sabe quem é o Ben 10 e ela logo diz que eur ficar vendo.... Coloco logo no DK e acabo com o stress!
Bjok

Unknown disse...

Aqui cancelei tv a cabo e não está fazendo nenhuma falta. Eles assistem dvds, brincam, leem e estão muito felizes com isso. Meu mais velho, lá por 2006/2007 teve sérios problemas de comportamento por causa desse desenho, Billy e Mandy... Depois disso, nunca mais demos mole, sempre tudo aqui tem monitoração. Agora que tenho novamente um bebê de 2 anos em casa, os cuidados redobraram novamente.

Carol Damasceno disse...

Eu não tenho TV a cabo em casa. Mas acho que a Cultura é um excelente canal sem maldade... A minha Laura é pequena e não coloco ela muito em frente a TV, mas quando coloco é um pouquinho pra ver Quintal da Cultura e só..
Temos que ficar atentas mesmo...

Beijocas
Carol

Unknown disse...

É impressionante como os desenhos influenciam nossos filhos. O meu mesmo só assiste Discovery Kids, mas num belo dia ele resolveu passar os canais da televisão e achou o desenho do BEN 10, poucos minutos que ele assistiu e logo depois já foi lutando com todo mundo!

Você foi certíssima ao falar que o perigo está na TV, devemos ter MUITO cuidado com o que nossos filhos assistem, pois influenciam e muito na personalidade dos nossos pequenos!

Amei a postagem de hoje!!

Beijinhos...

Renata! disse...

Oi lindinha, que loucura isso! É bom saber disso...quando eu tiver um filho vou ter esse cuidado!

Beijinhos

Vivian disse...

Esse é um assunto polêmico hein! Gá gosta de Cartoon já, mas principalmente pq o primo que é maior assiste. De vez em qdo ele pede pra ver Ben 10. Tbm acho q os desenhos não sao pra ele ainda, por isso insisto no Discovery Kids. Mas ele nao é muito de Tv, prefere brincar, chutar bola. Mas tb sou muito rígida qto a isso, só não vemos essas porcarias como BBB e noticiários que só mostram violência. Qtos desenhos vimos na nossa infância como Tom e Jerry (um caçando o outro), Chaves com o S. Madruga fumando pra caramba) e nem assim nos tornamos más pessoas. Acho importante explicar e conversar muito. Por causa do Ben 10 e le começou a me perguntar sobre o bem e o mal. É claro que nem td o deixo ver, mas sem ser muito rígida...
Bjo e estava com saudades de passar aqui!

Vivian disse...

Acho uma boa oportunidade de explicar sobre muitas coisas... Qdo saímos passear qta coisa vemos por aí, motoristas loucos e gente jogando papel na rua. Converso muito com o Gá, e td q ele acha diferente do que ensinamos questiona, faz parte do desenvolvimento. Não sou muito de esconder as coisas, gosto sim de mostrar os dois lados. Pq a coisa tá feia e na própria escola ele vai vivenciar muita coisa errada.
Olha eu estendo o assunto...rs
Bjaoooo

Angi disse...

ótimo post, eu sou beeeem chata com a televisão, prefiro que Antônio assista dvd's de músicas, que ele adora!
Ainda não estou nessa fase, mas já estou ligadíssima!
Beijocas

Aline Silva Dexheimer disse...

Meus filhos quando eram pequenos assistiam na maioria das vezes dvds mesmo ou Discovery kids. Cartoon foi mais tarde e sempre de olho porque tem uma determinada hora que tem uns desenhos muito inapropriados. Sempre detestei Billy e Mandy, mas na Nick também tem cada porcaria, I-Carly, por exemplo! Eu falo muito e sempre falei sobre qualidade! Às vezes, pensamos que não entendem, mas entendem muito sim! Falo sobre as porcarias da tv, mas não porque não estejam preparados, mas porque é ruim mesmo e não devemos perder tempo com porcaria, mas sei que com isso evito outras coisas. Novela não é para criança mesmo! Eu não deixo ver e nunca deixei! Aqui não se vê e somos positivamente alienados em relação a isso sim! Quanto a sexualidade, bem, eu já saliento outras coisas...como por exemplo, como é bom brincar, eu brinquei até 14 anos! Maquiagem só mais velha. Minha filha gosta destas coisas, mas faz só para brincar em casa e adora pintar as unhas! Muito papo e observação! Realmente, não dá para largar o controle remoto da tv sem supervisão! Aqui nos imitam muito! Então, adoram documentários e filmes. Aos 9 anos já estão seletivos e primam pela qualidade! São críticos! E acostumados a perguntar se podem ver isso ou aquilo. Mas foi assim, conversando muito, supervisionando e eliminando as porcarias....é difícil! Ando agora no papo de leitura, por que não pega um livro ao invés desse programa? Leu hoje? Essas coisas...Conversa ainda é o melhor!

beijos

Thatá disse...

ADOREI seu post..outro dia tava procurando um desenho para meu filho e me deparei com este exato desenho no Cartoon dizendo assim: "Vamos matar o Papai Noel do shopping, ele é um doido e blá blá bla.." aí mostra o cara vestido de Papai Noel, todo estranho..um tipo de homem imitando bêbado sabe? Tirei na hora, mesmo tendo um filho de 6 meses, me senti incomodada ainda que ele não entenda.
Bjs!

Unknown disse...

Sua postagem foi ótima,
tenho um filho de 5 anos que anda falando coisas estranhas e aprendeu tudo no CN.
Ontem bloqueei o canal devido a algumas coisas que ouvi ele repetindo. No desenho "Titio avô" o personagem "stive pizza" disse a seguinte frase: "quero que o diabo venha pessoalmente me visitar".
Não tive duvidas que precisava fazer algo, mesmo com muito choro dele, mas tirei o acesso desse canal que nada acrescenta.